top of page
  • Foto do escritorAmor x Amar

Amor próprio

Você pratica o amor próprio? Você se ama? Você é feliz consigo mesmo?


Amor-próprio é aquele sentimento de estima,

dignidade ou respeito que cada um tem por si mesmo”.


É possível alcançar o amor próprio, mas não é instantâneo. Você não acorda um dia e simplesmente se ama incondicionalmente, é um processo. Neste texto, divido contigo meus pensamentos sobre o amor próprio e o que podemos fazer para chegar a esse ponto de amor incondicional por nós mesmos.


Não dependa de ninguém além de você!

É importante sustentar sua felicidade em vários pontos: sua espiritualidade, sua família, seu bem-estar, suas realizações pessoais, sua saúde, seu relacionamento amoroso, seus hobbies, sua realização profissional. Assim, se uma dessas partes cai, por exemplo, se você termina um relacionamento ou perde um emprego, pode se deixar sentir triste mas aquilo não irá te abalar totalmente, já que tem outros "consolos", outras áreas de sua vida onde você está satisfeito e feliz.

Neste contexto também se encaixa o ensinamento de não aceitar relacionamentos tóxicos ou abusivos e qualquer forma de negativismo que se espelha em você, ou seja, pessoas que diminuem os outros para que se aumentem. A melhor coisa que se pode fazer por si mesmo(a) é parar de procurar e depender da aceitação das pessoas, e concentrar-se na sua própria opinião sobre si mesmo.

Dica: Quando alguém te magoar, ou você estiver esperando algo de alguém, perceba que o amor que você precisa só está em você. Repita: quem eu sou é o suficiente para mim.


"Não quero ter você para preencher minhas partes vazias.

Quero ser plena sozinha."

Rupi Kaur¹


Pare de se comparar.

Vamos falar rapidinho sobre o narcisismo da era digital? Termos comuns nas redes sociais como “fada sensata”, “zero defeitos” e “nunca errou” são irreais e te levam a buscar um ideal de perfeição que não existe. Esse tipo de enredo não é apenas danoso para quem fala, mas também para quem escuta. Absolutamente ninguém é perfeito, e a prova disso é a cultura do cancelamento, quando as pessoas se acham no direito de “cancelar” uma pessoa (geralmente pública) que errou, desconsiderando o fato de todos temos defeitos e merecemos a chance de nos redimirmos, pedindo perdão e corrigindo os nossos erros.

A comparação é uma atividade absolutamente injusta. Todos nós temos nossas próprias histórias e vivências, que nos moldaram a ser as pessoas que somos hoje. Somos únicos. Não existem duas pessoas no mundo que passaram pelas mesmas coisas, e são exatamente iguais. Se todos temos nossas peculiaridades, qual o sentido de se comparar aos outros, de esperar algo de si levando em conta as ações e realizações dos outros?

Dica: quando você se perceber se comparando com outra pessoa, fale em voz alta de frente para um espelho: eu não sou igual a essa pessoa MESMO. Eu sou único(a), eu passei por experiências diferentes dela.


“Quem se apaixona por si mesmo não tem rivais.”

Benjamin Franklin


Como você se enxerga?

Isso é o mais importante de tudo. O amor próprio não é ser egoísta e pensar somente em você, não é se colocar num pedestal, acreditar que você não tem defeitos e que é perfeito(a). É justamente o contrário! É admitir que é humano(a) e que tem seus erros, mas aceitar suas falhas, enquanto busca melhorá-las e ser uma pessoa melhor, não pelos outros, mas por si mesmo(a). Amor próprio é o contrário de você viver se reprovando, porém também não é você simplesmente se conformar com seus erros e não admitir suas falhas. Cuidado, “aceitar” é diferente de “se conformar”.

Se aceitar de verdade, não apenas os defeitos mais “tranquilos”, mas todos que você tem vergonha de admitir para os outros, os defeitos feios mesmo. Parar de mentir pra si mesmo! Apenas aceitando, você consegue fazer algo para mudar aquilo que não gosta em si mesmo.

Dica: todas as manhãs, quando for escovar os dentes, e toda vez que estiver em frente ao espelho, fale para si mesmo(a) palavras de amor, se elogie, se exalte. O amor pela nossa aparência também é importante.


“Como você ama a si mesma é como você ensina todo mundo a te amar.”

Rupi Kaur


Cuide-se.

Autocuidado é importante para construção do amor próprio. Cuidar da sua aparência física também é uma forma de demonstrar amor pelo corpo no qual habita, e que não seja para seguir as expectativas dos outros, e sim as suas vontades e sonhos. Cuidar da sua aparência é terapêutico e não precisa ser necessariamente uma mudança física grande, uma cirurgia plástica ou uma modificação permanente, embora também não haja nada de errado em nenhuma destas coisas, desde que seja para você, e apenas VOCÊ!

Esta prática do cuidado próprio pode ser simples, e além de fazer bem à sua aparência, traz um senso de bem-estar. Só o fato de pintar as unhas, usar uma máscara facial, fazer uma hidratação caseira nos cabelos, fazer uma sessão de aromaterapia, praticar frequentemente alguma atividade física, fazer uma aula online de Yoga, passar um creme cheiroso no corpo, fazer uma skincare, etc..


“Solidão não se cura com o amor dos outros.

Se cura com amor-próprio.”

Martha Medeiros


Se conheça.

O amor próprio está intimamente ligado ao autoconhecimento. Estar ciente não apenas dos seus erros e acertos, mas também das coisas que sente, pensa, quer e faz. Estar em contato com seus sentimentos, falar sobre eles, refletir sobre eles, não ter medo de sentir o que precisa sentir e buscar entender a raiz de tudo. Seus pensamentos são diretamente ligados às suas preocupações diárias, seus medos, seus sentimentos, seus sonhos. Ter sonhos e objetivos é algo que nos move e totalmente necessário neste caminho.

É importante que nossos objetivos não sejam meramente práticos ou apenas profissionais. Claro que ser realizado profissionalmente, assim como conquistar um carro ou casa própria além de ser prático são grandes conquistas, mas devemos tomar cuidado para não favorecer apenas o lado prático. Vou explicar: quando temos objetivos pessoais como de que tipo de pessoa queremos ser, que tipo de vivências queremos ter, como sonhamos em tocar a vida das pessoas à nossa volta, que mensagens queremos passar para nossos filhos, etc, adquirimos um sentido maior à nossa vida, um propósito. Não apenas queremos realizar coisas, mas buscamos ser pessoas sem fronteiras² e contribuir para um mundo melhor.

Manter-se focado no que precisa para realizar seus objetivos, proteger a si mesmo(a) de ameaças externas (sejam elas pessoas, objetos, manias, obsessões), se perdoar pelos erros do passado e pelas coisas que não realizou, procurar se livrar do arrependimento do que fez ou deixou de fazer, livrar-se de hábitos ruins, aprender a dizer não, ter controle emocional, administrar suas expectativas, ter a habilidade de perdoar, ter coragem e empatia e, mais importante, se colocar como prioridade número 1 na sua vida.

Dica: procure se conhecer, reflita sobre suas decisões de vida, procure um psicólogo! Terapia é vida!


“Amar a si mesmo é o começo de um romance para toda a vida.”

Oscar Wilde


¹ Todas as citações foram retiradas do site Frases do Bem.

² “Pessoas sem fronteiras” é um termo criado pelo escritor, professor e psiquiatra Augusto Cury, citado no seu livro “O vendedor de sonhos”: recomendo fortemente a leitura!

E você? O que pensa sobre o amor próprio? Deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos!


Beijos,

Amanda.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page